"Eu era uma pessoa com dignidade e respeito próprio, e não deveria me considerar pior que qualquer outra pessoa só porque era negra."
- Rosa Sparks
O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Concebido em 1971, foi formalizado nacionalmente em 2003, como uma efeméride no calendário escolar, até ser instituÃdo como data comemorativa em 2011.
Com isso, para aproveitar e relembrar o que esse dia significa, listei 3 filmes sobre ser negro, sobre escrevidão e principalmente sobre igualdade racial. Espero que aproveitem o feriado na segunda e se assistir algum, marca lá no IG @tattooselivros.
SELMA - UM LUTA PELA IGUALDADE
O filme conta a história do pastor protestante e ativista social Martin Luther King, Jr, que acompanha as históricas marchas realizadas por ele e manifestantes pacifistas em 1965, entre a cidade de Selma, no interior do Alabama, até a capital do estado, Montgomery, em busca de direitos eleitorais iguais para a comunidade afro-americana. Tem post aqui no blog.
TILL - A BUSCA POR JUSTIÇA
A busca implacável de Mamie Till-Mobley por justiça para o filho de 14 anos, Emmett Till, que, em 1955, foi linchado enquanto visitava os primos no Mississippi.
A MULHER REI
Em 1800, o general Nanisca treina um grupo de mulheres guerreiras para proteger o reino africano de Dahomey de um inimigo estrangeiro.
São filmes incrÃveis, com elenco impecável, preciso trazer minha opinião sobre Till e A MULHER REI. Lembre-se se você assistir algum, marca o @ do blog no IG. @tattooselivros.
Vou deixar um filme bônus, PRECIOSA, tem resenha aqui no blog.
Do que se trata: Grávida de seu próprio pai pela segunda vez, Claireece "Preciosa" Jones de 16 anos, não sabe ler nem escrever e sofre abuso constante nas mãos de sua mãe. Instintivamente, Preciosa vê uma chance de mudar de vida quando ela tem a oportunidade de ser transferida para uma escola alternativa. Sob a orientação firme e paciente de sua nova professora, Sra. Rain, Preciosa começa a viagem da opressão para autodeterminação.
Gostaram? Não deixem de seguir o ig do bloguinho: @tattooselivros.
0 Comentários