Do que se trata:  Um dos clássicos da Sessão da Tarde, o filme de 1993 narra a história de um time de jamaicanos competidores de bobsleigh, modalidade disputada nos Jogos Olímpicos de Inverno. Esse é o tipo de filme que podemos aprender e ensinar através dele. Motivação é a palavra, o filme traz um relato real e um pouco diferente sobre o esporte. 

Listei alguns dos aprendizados que esse filme pode proporcionar: 

1- ORIGEM NO ATLETISMO - O bobsled é um esporte de explosão. Assim como o atletismo. Grande parte dos atletas tem origem nas pistas de corrida. Mais especificamente nas provas de curta e média distância. A equipe brasileira, por exemplo, é formada toda por ex-corredores. Os personagens de Derice, Junior e Yul não conseguiram se classificar para as Olimpíadas de Verão nos 100m, mas realizaram o sonho com a vaga nos Jogos de Inverno.

2- TRABALHO EM CONJUNTO - O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso de um time de bobsled e precisa ser feito em sincronia. No trenó de quatro pessoas, o primeiro atleta é o piloto, o último é o responsável pelo freio, e os dois do meio são fundamentais no "push" na largada. Quando todos estão em suas posições, devem manter a cabeça abaixada para reduzir a força de resistência do ar no percurso e seguir os movimentos do piloto, para a direita e para a esquerda, no equilíbrio nas curvas.

3- AS POTÊNCIAS DO ESPORTE - Os países com mais medalhas olímpicas na modalidade são: Suíça (31), Alemanha (19) e Estados Unidos (24).  

Além desse aprendizado histórico sobre o esporte, essa história que ao mesmo é tempo engraçada e emocionante, com certeza deixa com um nó na garganta todos aqueles que apreciam esporte, e principalmente passa uma lição de força de vontade e um ótimo sentimento de esperança. 

A motivação é impulsionada pela fé, pela crença em nossas capacidades e pela força de vontade.

Além de proporcionar várias lições, o filme é muito divertido e está disponível no Disney +