Para quem chegou por aqui há pouco tempo, eu sou publicitária e amo acompanhar obras sobre a minha área.  Então, hoje trago uma dica de filme sobre publicidade para quem quiser seguir essa área e ver mais de perto como funciona o projeto de uma peça publicitária desde do inicio. Passando por todas as partes como briefing até o momento final.



No” (Não, em português), indicado como melhor filme estrangeiro para o Oscar em 2013. Este filme narra a história de René Saavedra, publicitário acostumado a criar inúmeras peças para a agência que trabalha, quando o governo convoca um plebiscito para manter como presidente do país, o general
Augusto Pinochet. 
A participação especial do filme é com o Gael García Bernal que já fez vários filmes inclusive um sobre a vida de CHE GUEVARA.

Do que se trata: Realizado em 5 de outubro de 1988, este plebiscito tinha o objetivo de manter o general Pinochet à frente do governo, como presidente do Chile, até 11 de março de 1997. Ou seja,
mais nove anos no comando do país, cujo governo ele havia tomado mediante um golpe
militar em 11 de setembro de 1973, que culminou com a morte do presidente eleito, Salvador
Allende.
O dono da agência, aceita trabalhar na campanha do “sim” em favor de Pinochet, então
liderando as pesquisas. A oposição a Pinochet juntou-se em 17 partidos, a maioria de esquerda
formando a “Concertación de Partidos por el No”, que na campanha oficializou a “Concertação
de Partidos pela Democracia”. A oposição convidou René Saavedra para criar os filmes e
materiais promocionais para convencer os chilenos a dizer não à ditadura de Pinochet. O filme já inicia com o clima de uma agência de publicidade ele mostrando o filme publicitário para os clientes.  

Se dá certou ou não, não irei contar. Mas é um filme muito bom e ensina valiosas lições para quem quer seguir a área ou para quem não quer também é um enredo muito bom.
 Assistam. 
Alguém já assistiu?